quinta-feira, 20 de outubro de 2016

50º Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Públicas e Escolares

No dia 29 de setembro de 2016 ocorreu no no IFRS – Campus Porto Alegre, o 50º Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares e Públicas (FGMBEP), edição histórica do evento organizado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB10) e instituições parceiras.
Selfie com os participantes do Evento
Sobre o Fórum
Em 2008, o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), órgão que tem competência para fiscalizar e normatizar a prestação de serviços bibliotecários em todo o país, criou o Projeto Mobilizador em favor das bibliotecas escolares. Este Projeto visa um conjunto de ações em todos os Estados que tem como foco a melhoria das bibliotecas escolares, contemplando a criação de bibliotecas nas escolas que ainda não contam com este espaço, a melhoria dos espaços, serviços, acervos nas bibliotecas existentes e a construção de uma rede de informações e de profissionais que atuam em bibliotecas escolares.
No Rio Grande do Sul, a partir do Projeto Mobilizador, criou-se um grupo de trabalho de profissionais interessados em colaborar com a melhoria das bibliotecas escolares e públicas, coordenados pelo Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB) da 10ª Região realizando reuniões do Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares e Públicas (FGMBEP) e contando com instituições apoiadoras como o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Porto Alegre, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS), Grupo de Pesquisa LEIA: Leitura, Informação e Acessibilidade, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Associação Rio-Grandense de Bibliotecários (ARB), Instituto Goethe, entre outras.
Os principais objetivos do FGMBEP são: promover as bibliotecas e a leitura através da reunião de seus atuadores; apresentar projetos locais e programas estaduais, nacionais e internacionais de incentivo e promoção a bibliotecas e leitura; estimular a formação de pessoal para trabalhar em bibliotecas do Estado; contribuir no fortalecimento da imagem das bibliotecas como espaços de integração entre leitores, educação e cultura; criar grupos de trabalho local para dinamização das bibliotecas.
Desde sua criação o Fórum realizou 49 reuniões de âmbito regional, duas nacionais e um encontro binacional que reúnem em média 150 pessoas com uma programação que vai desde palestras, relatos de experiência, painéis, workshop, atividades culturais, entre outros. Os temas abordados têm como foco principal a mediação da leitura, acessibilidade, Plano Municipal do Livro, Leitura e Literatura (PMLLL), competência informacional, atuação profissional, organização de bibliotecas, gestão de bibliotecas, entre outros. Destaca-se a efetiva participação dos alunos do Curso Técnico em Biblioteconomia do IFRS – Campus Porto Alegre e da graduação de Biblioteconomia da FABICO/UFRGS, bibliotecários, professores, técnicos em Biblioteconomia e a comunidade em geral.
“No dia 29 de setembro do corrente, o FGMBEP chega a sua 50ª edição, uma data histórica e que muito nos orgulha pela trajetória e efetiva participação de acadêmicos, docentes, técnicos e da comunidade. Nesta data, tão significativa, reafirmamos nosso compromisso de manter os princípios e valores que motivaram nosso movimento em prol da melhoria das bibliotecas”, destaca a professora Lizandra Estabel, coordenadora do curso Técnico em Biblioteconomia do Campus Porto Alegre.

Nenhum comentário: