quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Retrospectiva 2015 do Curso Técnico em Biblioteconomia

Foi um ano intenso para o Curso Técnico em Biblioteconomia, no melhor sentido da palavra.
 2015 se mostrou uma ano de muito trabalho, aprendizado, conquistas, diversão(sim, teve muita diversão também) e parceria entre professores e alunos do Curso.

MARÇO:

-O ano letivo começou com o Trote Solidário. Em parceria com a UFRGS, os calouros tinham a missão de arrecadar livros infantis e fazer a doação para a creche Piu-Piu, no momento da entrega teve uma sessão de contação de histórias para as crianças da creche.
A professora Lizandra Estabel, coordenadora do curso Técnico em Biblioteconomia destacou a importância da contação de histórias infantis para que os alunos possam treinar a técnica.

— O bibliotecário é um mediador do conhecimento e trabalha diretamente com inclusão social. Queríamos, já de cara, mostrar isso aos nossos novos alunos — complementa a professora da UFRGS Eliane Moro.
















Esta atitude mereceu destaque no Jornal Zero Hora(link ao lado). Trote solidário

-No dia 12 de março comemora-se o Dia do Bibliotecário e o Curso Técnico em Biblioteconomia homenageou a data com um evento realizado no auditório térreo do Câmpus, onde estiveram presentes diversos profissionais com atuação de destaque nas entidades de classe, professores e alunos do curso.










MAIO:

-No dia 04 de maio realizou-se uma Oficina sobre diferentes tipos de papel no laboratório de Preservação e Conservação de Acervos do Curso Técnico em Biblioteconomia.

A oficina foi ministrada pela Prof.ª Ângela Flach para os alunos das turmas de Museologia, Arquivologia e Biblioteconomia da UFRGS, que estavam acompanhados pela Prof.ª Ana Celina, titular da disciplina História dos Registros Humanos.








-No dia 23 de maio de 2015 ocorreu, no Laboratório de Preservação e Conservação do Curso Técnico em Biblioteconomia, um minicurso de higienização e pequenos reparos para os alunos do curso em EAD.Teve por objetivo oportunizar aos alunos noções básicas sobre higienização de acervos bibliográficos e prática de pequenos reparos em livros.









JUNHO:

Realizado no dia 23 de junho, o Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares e Públicas em Canoas/RS trouxe questões pertinentes à Mediação de Leitura, sua importância para a sociedade e como desenvolver um trabalho com qualidade e que atenda a necessidade dos usuários.O Fórum foi uma solenidade que proporcionou aos alunos do Curso Técnico em Biblioteconomia do IFRS momentos de aprendizado, ludismo e reflexão acerca da profissão e sua função social.










JULHO:

-No dia 06 de julho aconteceu no Auditório do IFRS-Câmpus Porto Alegre o III Biblioencontro do Curso Técnico em Biblioteconomia, tendo por objetivo a discussão do tema " A Diversidade Profissional do Técnico em Biblioteconomia".

O Evento, que foi organizado pelos alunos do terceiro semestre do curso, teve a participação de autoridades, professores, bibliotecários, técnicos e alunos.












-Duas manhãs de muito aprendizado, informação, troca de experiências e muita emoção pelo encerramento de um ciclo.Assim foram as manhãs dos dias 09 e 10 de julho, quando os alunos formandos do Curso Técnico em Biblioteconomia fizeram as apresentações de seus relatórios de estágio.

Foram apresentados 23 trabalhos onde cada aluno relatava sua experiência no estágio, suas impressões acerca do universo profissional escolhido e sua contribuição, através da atividade de destaque, para a biblioteca onde atuou.







AGOSTO:

-A formatura é um momento de muita emoção tanto para o formando como para os familiares, amigos, professores. Neste primeiro sábado de agosto, dia 1º, os alunos formandos do Curso Técnico em Biblioteconomia puderam vivenciar esse momento tão especial na vida de um aluno. 




-No dia 17 de agosto de 2015 realizou-se uma Sessão Solene na Câmara dos Deputados, em Brasília para homenagear os 50 anos da Regulamentação da Profissão de Bibliotecário.

O diretor do IFRS- Câmpus Porto Alegre, Professor Paulo Roberto Sangoi, fez parte da mesa de abertura e prestou homenagens aos bibliotecários, e, aproveitando o ato solene, fez a entrega da Petição Pública para a aprovação da PL nº 6.038 que trata da regulamentação da profissão do Técnico em Biblioteconomia.


-No dia 27 de agosto de 2015 o IFRS-Câmpus Porto Alegre sediou a 46ª Reunião do Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Públicas e Escolares.

O evento mereceu destaque na capa do site do IFRS-Câmpus Porto Alegre( link abaixo).












SETEMBRO:
-No dia 25 de Setembro de 2015, o CRB10 (Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região) promoveu a 47ª Reunião do Fórum Gaúcho pela melhoria das Bibliotecas Escolares e Públicas, em Picada Café. 

O evento contou com o apoio do Goethe-Institut Porto Alegre, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS), UCS - Universidade de Caxias do Sul e a Escola Técnica Cristo Redentor. 






-Nos dias 28 e 29 de Setembro ocorreu a 16ª Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão.O Curso Técnico em Biblioteconomia participou com 6 trabalhos apresentados, sendo 2 premiados pela comissão julgadora.

  • A Gestão Documental na FERGS- apresentado pelas alunas bolsistas Angenita de Oliveira, Susana Azzarini e Berenice Kich sob a orientação do Prof. William Gontijo.
  • Novos Olhares para as Atividades de um Bolsista de PIBEX- apresentado pela aluna bolsista Débora de Melo sob a orientação da Prof.ª Cláudia Estima
  • Ações de Recuperação de Livros Desenvolvidas junto a Biblioteca Clóvis Vergara Marques: um relato de experiência- apresentado pela ex-aluna Leila Baumart soba a orientação da Prof.ª Ângela Flach
  • Gestão do Espaço Físico do CERLIJ:planejamento da biblioteca laboratório- apresentado pela aluna bolsista Sílvia Bairros sob orientação da Profª Lizandra Brasil Estabel
  • Adolescentes com Fibrose Cística Hospitalizados em Quartos Restritivos:comunicação alternativa e aumentativa(CAA)-apresentado pelo aluno bolsista Osmar Weyh sob a orientação da Profª Lizandra Brasil Estabel- PREMIADO
  • Rede Escambo de Saberes- apresentado pela ex-aluna Deborah Corletto sob a orientação do Prof. William Gontijo- PREMIADO



OUTUBRO:

-O Seminário Nacional de Informação e Acessibilidade em Bibliotecas: Para Além das Rampas foi um evento marcante para o IFRS- Câmpus Porto Alegre, 3 dias de palestras, oficinas e integração entre Bibliotecários, Técnicos em Biblioteconomia, professores, alunos, visitantes. Foram 3 dias de muito aprendizado e com certeza ficará marcado na memória de todos como um exemplo a ser seguido.






NOVEMBRO:

-No dia 24 de novembro teve vez o último fórum do ano, o 48º Fórum Gaúcho  pela Melhoria das Bibliotecas Escolares e Pública.

DEZEMBRO:

E para encerrar o ano, no dia 10 de dezembro foram apresentados os relatórios de conclusão do estágio pelos alunos formandos 2015/2 no Auditório do IFRS. Em seguida teve uma apresentação dos Contos de Fadas Moderno pelos alunos do 3º semestre do Curso Técnico em Biblioteconomia.



Então, intenso, prazeroso, de muito aprendizado e com inúmeras conquistas, esse foi o ano do Curso Técnico em Biblioteconomia. 2015 se vai e que venha 2016, com novos desafios, novos alunos e que possa se consolidar como um curso onde a solidariedade e o compartilhamento de conhecimento seja a sua grande marca.






Nenhum comentário: